terça-feira, 20 de novembro de 2012

MALLARMARGENS

           Amigos, a convite de Nuno Rau, um dos editores, passo a integrar como "mallarmago" (autor fixo) a revista online de arte e poesia contemporâneas Mallarmargens, blogue coletivo que tem já mais de 300.000 acessos desde sua fundação em maio deste ano. 
           Para que se tenha uma ideia da dimensão e do funcionamento do projeto "Mallaramargens", transcrevo um trecho da apresentação do blogue:

 "Atualmente com 100 mallarmagos (autores fixos) e 90 mallarmigos (autores, periódicos e espaços culturais), o veículo tem atualizações diárias, com a proposta de ser dinâmico e interativo, assim como a multiesférica arena virtual, de modo a também concretizar, mesmo que em parte, o projeto de livro infinito de Mallarmé. Todas as atualizações são catalogadas em volumes anuais, agrupadas em números mensais e classificadas em colunas: Poemas, Ensaios, Traduções, Galeria, Musicoteca, Videoteca e Notícias.

              Essa possibilidade de retomar em meio eletrônico a ambição de Mallarmé do "livro infinito" , aliada à qualidade dos trabalhos ali postados, além da boa acolhida por parte de seus editores, foram fundametnais para que eu me integrasse entusiasticamente ao projeto, bem como me sentisse honrado pelo convite. 
              Na prática do leitor, o funcionamento se dá sobretudo da seguinte maneira, conforme ainda a apresentação:

 "Por optarmos pela distribuição igualitária dos conteúdos, de forma a não priorizar um autor em detrimento de outro, e por adequar-se à alimentação de alta diversidade e periodicidade (cada autor é responsável por publicar seu conteúdo), escolhemos o formato de blog coletivo com visualização dinâmica.

O usuário-leitor poderá navegar pelo conteúdo de forma aleatória, como convém a “um lance de dados”. Prevalecem as “subdivisões prismáticas da ideia”, como Mallarmé definia seu método de composição poética, rompendo o sentido linear da leitura: “Um lance de dados jamais abolirá o acaso”."


             E ainda esta bela formulação-síntese  da conjugação dos nossos tempos de navegação eletrônica com o sonho-projeto de Mallarmé:

Por fim, a ideia de nossas publicações (nivelando estreia e experiência) e sua disposição dinâmica inspira-se no sonho "mallarmeniano" do livro livre, por sugerir a modificação instantânea executada pelas mãos do autor (usuário do blog), sendo este escritor e leitor ao mesmo tempo; e os links dinâmicos ofertam a navegação "livre", a “escolha do caminho”.

                Na página principal deste "Firma" o leitor encontra o link para a revista.  A seguir, linko abaixo para os poemas de minha estreia:

http://www.mallarmargens.com/2012/11/tres-poemas-de-roberto-bozzetti.html#!/2012/11/tres-poemas-de-roberto-bozzetti.html

                Boa navegação para todos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário