domingo, 12 de outubro de 2014

SOSÍGENES COSTA


O PROCURADO DAS MISSES

 

Uma vez miss Chipre, esse modelo de Coty,
com seu ar de perfume da nobreza,
veio me procurar em Pafos
e foi aquela beleza.

Outra vez, miss Pafos, em conchas de Caron
veio me procurar em Chipre
e foi aquela outra beleza.

Outra vez, se não me engano,
miss Europa, também vestida de princesa,
veio me procurar em Roma
e foi outra beleza.

Outra vez, miss Itália,
veio me procurar, não em Veneza,
mas na Bahia, durante um Santo Antônio
e foi aquela beleza que se viu.
Bendita e louvada seja.
De todas foi a mais rutilantes para o Santo Antônio.

Outra vez, miss Austrália, minto:
foi miss Grécia, de Corinto,
veio me procurar, imaginem, em Antioquia,
e foi a melhor de todas.
Acreditem.  Foi uma glória para mim.

                                                                       (1949)

 

 

Sosígenes Costa.  Obra poética. 2 ed. Cultrix/MEC, 1978.


Nenhum comentário:

Postar um comentário