quinta-feira, 8 de junho de 2017

VERTIGEM

Muito em breve mas não tão em breve esta mão
que se precipita sobre o comutador
sobre o comutador
para acender  - muito em breve - ou apagar
a luminosidade já mesmo artificial de tudo o que está posto
desde o sempre onde habito e gasto o que resta de meus gastos
entre nesgas de breu,  lâmpadas led e refletores de fonte indefinível 
                                         [e imprecisa
mas de luz precisa  a conspurcar a negra mão da Mãe Noite
em breve mas não tão em breve como o breve  do crânio sobre o corpo
que inadvertidamente se põe na linha de tiro de uma operação policial
–  muito em breve esta mão será impotente para repetir este gesto
corriqueiro quase tão corriqueiro
de apertar trêfega ou calma o comutador
- não tanto quanto  a bala se alojará no corpo cálido de uma criança
colhida pelo acaso de sua falta inocência derrisória sobre o mundo
ainda antes que eu sequer me ponha a sério a pergunta sobre o significado
da palavra helicoidal
e tenha tempo de esclarecê-la
a broca que me perfura o dente até achar o nervo ainda a tempo
de ter vivido o suficiente
para conhecer o inexorável deslocamento dos dentes na cavidade bucal
ao longo dos anos e das gengivas
tão em breve quanto o efeito da reza e do antibiótico
e o receituário como em constelações que ilustram as páginas do meu diário
bendigo a sorte dos amores vividos
dos filhos vindos e idos pelo mundo
dos corpos nos quais repousei e sem descanso me dei a esgotar
as forças de que dispus
ainda haverá tempo de olhar desinteressado em torno a paisagem
dos animais em seus abrigos ou visitando seus cochos
das verduras em seus canteiros
 desapercebido do vórtex e do sumidouro
antes que eu caia crivado das perguntas
que não saberia não saberei nem terei por que
vir a responder jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário