domingo, 15 de maio de 2011

ALIMENTANDO UM MITO: NEYMAR


              Foi quase tudo como objetivamente se esperava na final do Campeonato Paulista.  O mediano time do Santos, de novo sem Ganso,  superando o muito fraco time do Corinthians, graças sobretudo às manhas do manhoso, simpático e competente técnico Muricy Ramalho. Surpreendia um pouco a superioridade muito nítida do time santista, acima do esperado, no primeiro tempo, virado com um gol de vantagem.  Objetivamente também dava pra adivinhar o que viria no segundo tempo, especialmente na parte final: o Santos sem pernas ia passar um cortado com a pressão corinthiana.
            Não resisto, aqui vão dois parêntesis:
(o time do Santos está visivelmente baleado fisicamente por conta de uma partida decisiva atrás da outra, não só no campeonato que acabou de acabar, como na Libertadores de América. Aí volta e meia a gente ouve o pessoal venal da imprensa esportiva – nem todos o são, mas um bom número é – dizer que isso é fita, que não se justifica, que o glorioso Barcelona faz o mesmo número de partidas que o Santos, que o calendário europeu com tantas copas continentais também sacrifica os jogadores de lá e tal... sejamos objetivos:  riquíssimo, o Barcelona, assim como seus pares de primeira linha na Europa,  tem um total de jogadores (em futebolês: plantel) que forma fácil dois times de altíssimo gabarito entre titulares e reservas, o que não é o caso dos empobrecidos clubes brasileiros; objetivamente 2: os asnos que dizem isso nunca tiveram aula de geografia, quer dizer, devem ter matado todas elas: se soubessem um tiquinho da matéria,  saberiam quantas Europas cabem no Brasil ou na América Latina, daí a diferença de distância percorrida, daí...)
(assisti pela Band, o que sempre é garantia de diversão com os comentaristas de lá. O Neto, que aliás enxerga bem futebol, fala coisas completamente estapafúrdias.  Hoje, analisando estilisticamente o rapaz, descobri que o que o mata são os pronomes relativos – o que o faz bem brasileiro, diga-se. Mas é um horror o acúmulo de adjetivas explicativas que ele se  vê na obrigação de dizer e aí se enrola todo, como aqueles jogadores ruins que se atrapalham com a bola, ele que era bom jogador.  Teve uma hora que ele, por conta do maldito “que”, chegou a dizer que “Neymar, que é um excelente goleiro...” querendo se referir ao goleiro do Corinthians...)
            Bom, mas chega de objetividade: o fato é que, quando parecia que o caldo santista ia entornar de vez por conta do cansaço, Neymar recebe uma bola na esquerda, pra ficar com ela e desafogar a pressão, e vai indo, vai indo, ninguém chegando perto com medo do “come”, até que ele perde o ângulo e, no bagaço, sem pernas firmes,  chuta fraquinho... a bola entra, segundo gol do Santos, campeonato garantido.
            Claro que em nome da objetividade todos dirão, como já dizem pela TV e rádio, que foi um tremendo frango do goleirinho do Corinthians, que o chute saiu errado, que foi um tolo preciosismo que acabou dando certo, enfim... tsk tsk... Pois não viram que Neymar, num átimo, percebeu que no lamaçal em que se movia o pobre goleiro, com dificuldade até para manter-se de pé, haveria um ponto exato em que, batendo numa saliência do terreno, a bola escaparia das mãos de qualquer goleiro que ali estivesse, fossem Yashin, Sepp Mayer, Gordon Banks ou Mazurkievicz?  Não sabem que nessa hora pela cabeça do Gênio passaram duas leis não escritas mas sempre repetidas do futebol, a de que o montinho artilheiro tem alta produtividade e a de que o goleiro é um ente tão desgraçado que onde ele pisa a grama não nasce?  Só um idiota da objetividade não saberia que na hora exata de pôr o pé na bola, esfalfado, extenuado, o altivo Neymar, sabedor em detalhes e desde sempre desses caminhos,  potencializou-os no ato do chute.  De nada adiantam as 5.780 câmeras que as TVs espalham por todos os desvãos mais recônditos do estádio e da torcida.  Nenhuma delas mostrará o que eu digo.  Todas confirmarão a “falha” do goleirinho.  De nada sabem, no entanto.  Meninos, eu vi!
            Objetivamente ainda se pode dizer que com o gol no finalzinho, o Corinthians tomou novo ânimo e quase empatou, poderia ter empatado e tal.  Claro que a mística do Timão, assim como a mística do Flamengo alimenta o mito de “se deixar chegar o Mengão não perde”, alimenta o histórico de sofridas vitórias, conquistadas a suor e sangue nos estertores e tal... mas não diante de Neymar: aqui um valor mais alto se alevanta.  E o Corinthians prossegue na sua sina de ser o maior time pequeno do mundo. E que, como tal, a todos nos diverte.
            E um vaticínio final (com condicionante); se o Santos mantiver Muricy, Neymar e Ganso para o campeonato brasileiro, os demais times podem ir se preparando pro campeonato de 2012. O de 2011 já tem dono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário