terça-feira, 1 de janeiro de 2013

PRIMEIRO


: arquitetura.

um verso no qual se entre
e ao sair se esteja no mundo.
nada no entanto que pareça
um túnel;  mas adro, claro
que sem igreja: e claro.

átrio.  passagem, certo, mas
perguntei: para se entrar ou
sair?  ilusão, ele me disse,
e me disse: astrolábio
e perguntou: o que sabe

você de galápagos? e do
monte appaloosa? e de jogos
malabares?  mas eu já não
ouvia, pois eu me perguntava
o que tinha aí de arquitetura.

: travessia.

sentamo-nos, um pouco
à maneira presumida
de riobaldo. riobaldo,
ele prosseguia, ao fim
de sua travessia foi ao claro

do escuro ou chegou ao escuro
do claro? e  aonde teria
chegado não fosse a um
átrio, de onde se divisa
o deslimite, o viés do vero

caminho? não do atalho,
não uma vereda, mas a
vereda, aquela que ali
através da qual ninguém
chega,  e é só travessia.

: aventura.

entrar num verso baldio
e sair no mundo, nunca
se sabe, mas perseverar
que haverá o mar e neste
a arquitetura e nesta

a travessia e esta apenas
começa aqui, e riobaldo,
ele me disse, bem o sabia.
foi quando calou-se e eu
permaneci mudo fermato.

balbuciei: seria então
desde o começo...  – não há
começo, interrompeu-me,
– não me detive – , seria
então tudo arquitetura?

e ele: ilusão.

crença e descrença dependem
de em quem se infundem,
ele retomou com segurança,
e disse mais, tudo vem da
arquitetura, a ilusão

de se habitar no construído
como se não, como se fosse
de importar se se entra ou
se sai, aqui a ilusão é
a da travessia, mas não

uma ilusão de logro, e sim
de espessura, de carne
como não se diria a carne.
ilusão. por isso ao atravessá-la
a chamam alma: ilusão.

: aventura.

perguntei: e o astrolábio?
e galápagos? e malabares?
appaloosa?  ilusão?
aventura? travessia?
não, me disse ele: sons

os sons que se ouvem no adro
e pelos quais ao mundo
pode ser que vamos
ou só polissilábicas
despistas, despistes

do verso e do vero
da lábia e da sílaba, caro
agora figuro: ponto.
arquitetura – estás
pronto ao sumidouro.

: reverso

 não, eu disse, não quero
o sumidouro, quero a borda,
melhor, o bordado amanhecer
quero – ele de novo
me interrompeu: então,

o cemitério é o que você
quer. o adro, não de igreja
mas de cemitério, do cemitério
a última ilusão, a fenda,
a calcinação.  e eu:

então  o verso que leva
direto ao mundo leva ao
fim quando dele se sai,
de novo o fim no começo
o começo fim dos tempos,

tédio:  adeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário