sábado, 9 de julho de 2011

BRASILEIROS, TODOS JUNTOS: “MESSI É MELHOR DO QUE MARADONA”





           Tenho lido e ouvido falar, e com muita insistência, que os argentinos andam irritadíssimos com a performance de Messi na Copa América, “envergando” o uniforme da seleção deles.  É uma queixa que já vinha da Copa do Mundo, quando também o astro do Barcelona teria ficado muito abaixo das expectativas, apesar de toda a paparicação que Dieguito Maradona lhe devotou.  A que se pode acrescentar  o fato de que,  na mídia esportiva do mundo todo, aumenta a intensidade das comparações entre os dois supercraques argentinos
            Agora, parece que a patriotada se manifesta antipatizando Lionel Messi por ele não cantar o hino quando perfilado antes do início da partida.  Ou seja, a farda de chuteiras não se conforma.  Acho tudo isso muito divertido e, como acontece em geral com o que é muito divertido, deprimente.  Como estou cada vez mais convencido de que os confrontos entre seleções nacionais já perdeu todo o sentido, que em nome do futebol bem jogado o melhor mesmo é ver os melhores times em confronto (por exemplo, um argumento ululante: o Barcelona é muito melhor do que a seleção espanhola porque tem... Messi, e não Fernando Torres) e não seleções armadas às pressas, esbagaçadas pelos calendários e sem nenhum entrosamento, acho que Messi faria melhor se naturalizando espanhol logo de uma vez.
            Engraçado é que esse tipo de argumento patrioteiro-hidrófobo-futebolístico
anti-Messi, é brandido por meio mundo, o mesmo meio-mundo que por sinal se comove às lágrimas com a baladinha de Lennon, “Imagine”, que sonha com um mundo sem religiões e sem fronteiras.  Fico aqui nessas digressões, pensando ainda que é um tipo de argumento de gente que deve achar também melhor um mundo sem o próprio Lennon, afinal um cadáver ilustre pra ser pranteado sempre que possível é ótimo.
            Mas sem tergiversar mais, volto ao trilho. Que é o seguinte: argentinos pra espicaçarem brasileiros há uns 30 anos repetem o bordão “Maradona é melhor do que Pelé!”.  Pois agora, em troco, podemos fazê-los provar do próprio veneno.  Sugiro que se adote o bordão título lá de cima, e sempre que quisermos mexer com os brios patrioteiro-futebolísticos dos hermanos mandemos: “Messi é melhor do que Maradona!”  Mesmo que ele não venha jamais a se naturalizar espanhol, argentino nenhum jamais admitirá a hipótese da inferioridade de Don Diego. Aliás, acho mesmo que se Messi se naturalizasse a piada até perderia um pouco da graça.
            Seja como for, as duas maiores escolas futebolísticas do planeta, Brasil e Argentina, assistem neste momento a um ocaso do futebol de seleções, que acabará sendo, espera-se, em prol do verdadeiro futebol bem jogado, de preferência sem patriotadas. Imagine, como diria John.


5 comentários:

  1. Boa. Os hermanos, quem diria, estavam melhor com Don Diego no lugar do Batista. O Messi sofre por ter Banega, Lavezzi, Cambiaso, Mascherano como companheiros. Não estaria melhor em qualquer outra seleção da Copa América. Enquanto isso nós aguentamos o Mano "2 1/2 volantes" ...

    ResponderExcluir
  2. Granadeiro, meu caro
    essa discrepância entre os supercraques e os co-adjuvantes cada vez mais pobres só se agrava quando seleções são convocadas sempre às pressas, mal treinadas... é um problema que existe também nos times, mas a sequência de jogos acaba ajustando os casos menos ruins, vide Santos, por exemplo. Por isso estou cada vez mais convencido de que o confronto entre seleções nacionais não tem mais razão de ser, em nome do bom futebol, ou do que resta dele.
    Um abraço do
    Bozzetti

    ResponderExcluir
  3. Caro Roberto,
    Primeiramente, quero parabenizá-lo pelo blog. Literatura de primeira. Tomei conhecimento do seu blog através do blog do Nonato Gurgel.

    Quanto ao texto, concordo plenamente com vossa opinião. A tendência é esta: os torneios entre os clubes estão ficando cada vez mais populares do que a Copa do Mundo, por exemplo. A técnica, mal formulada, por sinal, pelos treinadores, se sobrepõe à criatividade, ao talento dos atletas. E por aí vamos...

    Aproveito o ensejo da visita para lhe fazer um convite, caro Bozzetti: eu administro um blog, chamado Autores S/A (http://autoressa.blogspot.com). Estamos realizando lá um concurso de poesia de âmbito nacional, dividido por etapas semanais. O convite é: você aceitaria ser um jurado especial (convidado) em uma das etapas do concurso? Todos os trâmites são feitos virtualmente, vale ressaltar.

    Espero sua resposta positiva, meu caro. Como não tive acesso ao seu e-mail pessoal, tive de me expressar por aqui em relação ao convite.

    Deixo aqui meu e-mail pessoal, caso prefira me responder por lá: lohanlp@yahoo.com.br

    Alguns autores e professores já aceitaram apoiar este evento poético, como o próprio Nonato Gurgel, Vera Americano, Edson Kenji Iura, Márcia Barbieri, Geraldo Lima, João Gilberto Noll, entre outros.

    Fico no aguardo, meu caro!
    Grande abraço!
    Lohan.

    ResponderExcluir
  4. Lohan,

    Antes e mais nada, obrigado pelas palavras e pelo convite. Entrarei em conato contigo pelo email (aproveito para deixar o meu: bonavarro@uol.com.br).
    Estou às votas com a preparação de um texto para entregar ainda esta semana e na semana que vem estarei fora a semana toda. Vou conhecer o seu blog, embora o tempo esteja bastante escasso, e te respondo melhor.
    Se você qusier me dar mais informações a respeito do concurso, escreva para o meu email.

    Um grande abraço do
    Roberto Bozzetti

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Roberto!
    Enviarei um e-mail para você, explicando com detalhes.

    Grande abraço!
    Lohan.

    ResponderExcluir