sábado, 12 de fevereiro de 2011

MOVIMENTO DOS BARCOS: JARDS MACALÉ



Canção de Jards Macalé com letra de Capinam

Estou cansado e você também
vou sair sem abrir a porta
e não voltar nunca mais
desculpe a paz que eu lhe roubei
e o futuro esperado que eu não dei
é impossível levar um barco sem temporais
e suportar a vida
como um momento além do cais
que passa ao largo do nosso corpo
não quero ficar dando adeus
as coisas passando
eu quero
é passar com elas
eu quero
e não deixar nada mais
do que as cinzas de um cigarro
e a marca de um abraço no teu corpo
não
não sou eu quem vai ficar no porto
chorando não
lamentando o eterno movimento
movimento dos barcos
movimento
movimento dos vbarcos
movimento

Uma canção linda, sombria, lançada por Maria Bethânia no show “Rosa dos Ventos”, de 1971, e que aqui podemos ouvir na gravação do próprio Macalé em seu primeiro disco individual, de 1972 (ele a regravou em seu disco de 1998, o magistral O q faço é música).
Jards Macalé vem compondo, ao longo de mais de 40 anos de trajetória, algumas muitas obras-primas, com parceiros como Capinam (com quem fez ainda, entre outras, “Gotham City”, escândalo no festival de 1969), ), “Let’s play that” (com Torquato Neto), Waly Salomão (“Vapor barato”, possivelmente sua canção mais conhecida) , além de ostentar uma remota e arrebatadora parceria com Vinícius de Moraes (“O mais-que-perfeito”) e muitas outras.

Em 2005 a Biscoito Fino lançou o CD Real Grandeza, reunindo as parcerias de Macalé com Waly Salomão. Mais recentemente, Marcos Abujamra dirigiu Jards Macalé: Um morcego na porta principal, que acaba de ser lançado em DVD. Vale a pena conhecer este que é um dos mais refinados violonistas e compositores do cenário musical brasileiro.

2 comentários:

  1. Essa música é sensacional. Acho que é a minha favorita do disco de 72. Disco esse que descobri por acaso na tua casa... acho que por volta de 2000, 2001. Peguei na prateleira aleatoriamente e fui escutar no discman. De início, achei estranho o som ser tão baixo ( já percebeu isso?)... depois fiquei impressionado com a banda -é um trio né? Com o Lanny Gordin no baixo... Farinha do Desprezo, Mal secreto, Let's play that e Movimento dos Marcos são minhas favoritas.

    ResponderExcluir
  2. Nino,
    não sei se o som é baixo por causa da qualidade do CD (embora não pirata) ou se é do próprio LP da época. Talvez seja isso, foi difícil Macalé lançar o primeiro disco, ele era bastante marcado negativamente pelos homens do mercado, embora tivesse feito recentemente então o magistral trabalho de arranjador e guitarrista no "Transa", de Caetano: por conta disso talvez a produção deve ter sido barata, com resultados negativos. Agora, se foi por carência de recursos também não sei, mas musicalmente o disco é excepcional, como você mesmo diz. É um trio de músicos sim, sendo que Lanny toca baixo e guitarra e a bateria fica por conta de Tuti Moreno.
    Beijão

    ResponderExcluir